Recentemente foi feita uma pesquisa nos EUA com usuários de lentes de contatos. Para esta pesquisa, foram recrutados 4.088 participantes. O questionário avaliava basicamente 9 recomendações de oftalmologistas a respeito do uso de lentes de contato:
- evitar dormir durante a noite ou cochilar com as lentes
- lavar e secar as mãos antes de inserir ou remover as lentes
- substituir as lentes sempre que recomendado
- substituir a caixa de lentes pelo menos uma vez a cada 3 meses
- evite armazenar lentes na água
- evite enxaguar as lentes na água
- evite completar o estojo com solução já usada
- evite nadar com as lentes
- evite tomar banho com as lentes.
O resultado foi surpreendente. 50% dos entrevistados dormiam com suas lentes e 55% relataram que completavam seus estojos com solução nova sobre a já utilizada no dia anterior(aquele líquido que fica na caixinha).
Um terço dos entrevistados nunca ouviu nenhuma recomendação de seu oftalmologista sobre uso e cuidados com as lentes e menos da metade lembrou-se de ouvir seu médico recomendar para não dormir com as lentes – não significa que o oftalmologista não disse, mas não foi marcante o suficiente para que as pessoas lembrassem. Apenas 20% lembraram que foram instruídos e trocar completamente a solução das lentes de contato todos os dias.
Índices Preocupantes
A pesquisa é muito importante, porque demonstra a falta de conhecimento dos pacientes em relação ao uso correto das lentes de contato. Muitas pessoas compram em estabelecimentos comerciais qualquer tipo de lente, desconsiderando fatores importantes como o formato e a curvatura do seu olho. O procedimento correto é solicitar ao médico oftalmologista a indicação do melhor tipo, e o acompanhamento profissional para o período de adaptação – nem todas as pessoas conseguem usar lentes de contato.
Para se ter uma ideia do perigo, dormir com lentes de contato ou completar o estojo com a solução das lentes aumenta o risco de infecções oculares em aproximadamente seis vezes e ambos os comportamentos foram relatados pela maioria dos usuários. O armazenamento de lentes na água aumenta o risco de infecção em até dezesseis vezes, porque os microrganismos que vivem na água podem ser transferidos para o olho. Mesmo a água da torneira da casa, embora tratada e segura para beber não é estéril e contém microrganismos que podem contaminar estojos de lentes e lentes de contato, causando infecções oculares.
Por isso, se você usa lentes de contato, peça imediatamente ao seu médico oftalmologista instruções e aconselhamento a respeito deste produto. Lembre-se que ela é uma forma de tratamento médico, e como tal não deve ser utilizada por conta própria ou de qualquer forma.
Evite qualquer problema ou lesão por mau uso das lentes. Agende já sua consulta!
Fonte: Nuadum M. Konne, MPH; Sarah A. Collier, MPH; Jennifer Spangler, MBA, MPH; Jennifer R. Cope, MD. Healthy Contact Lens Behaviors Communicated by Eye Care Providers and Recalled by Patients — United States, 2018. Morbidity & Mortality Weekly Report
Comentários