Como dissemos no mês anterior, durante a gravidez, é comum que as mulheres tenham uma variação considerável em seu grau dos óculos. Isso ocorre por causa de mudanças hormonais e até mesmo estruturais no corpo da gestante.

Entretanto, há uma relação muito mais séria entre uma visita ao oftalmologista e à saúde da futura mamãe e do bebê. A pré-eclâmpsia é uma complicação durante a gravidez que faz com que seja necessário acelerar o nascimento do bebê, para salvar sua vida. E um dos principais sintomas da doença é… oftalmológico!

A partir da segunda metade da gravidez, é fundamental que a gestante faça ao menos uma consulta ao seu oftalmologista. Caso ela esteja vendo pontinhos coloridos, ou até mesmo uma mancha escura, essa visita torna-se urgente.

Isso ocorre porque esses sintomas podem significar que há algo de anormal com a pressão arterial da gestante,  podendo gerar alterações em vários órgãos e fenômenos visuais.

Por isso, mantenha a comunicação aberta com seu médico, e consulte regularmente um oftalmologista. Uma abordagem multidisciplinar sempre é o melhor caminho para que todas as mulheres possam passar por esta etapa da vida de forma segura, confortável e feliz!

Open chat